Abrir Menu
Capa - Como fazer suas postagens renderem mais?

10 de agosto

Como fazer suas postagens renderem mais?

Vocês já sabem que todas as publicações produzidas para as campanhas são cuidadosamente analisadas pelo nosso querido WEBMASTER, certo? 

Além de definir se os posts serão ou não aprovados, nessa ele mapeia quais estratégias funcionam melhor para os conteúdos, claro, respeitando nosso regulamento. 

Como informação é poder e sempre desejamos muitos pontos e coins no ranking de todos os nossos jogadores, nada mais justo que compartilhar essas dicas de como fazer suas postagens renderem mais.

Então, se você é novo por aqui, ou está precisando de um help depois da alteração dos nossos critérios de identidade visual das postagens de Instagram, não deixe de ler esse artigo até o fim!

Don’ts

via GIPHY

Antes de entrar nas dicas, é preciso relembrar quais práticas fazem com que as postagens sejam reprovadas. 

Sendo elas:

  • Não usar a identidade visual da PlayStation na primeira imagem em posts no formato de carrossel no Instagram;
  • Postar uma imagem que não tem nenhuma relação com o tema da campanha;
  • Legendas copiadas direto do briefing, que não tem relação com a imagem/vídeo do post;
  • Legendas/ postagens que estimulam comentários não relevantes, BOT, entre outros;
  • Não seguir todas as orientações do briefing;
  • Não falar sobre a campanha nos vídeos/lives;
  • Em postagens de carrossel no Instagram, repetir a segunda imagem em todos os posts da campanha;
  • Usar a mesma legenda em todas as publicações da campanha, alterando apenas uma linha, que fala sobre assuntos que não se relacionam com a campanha;

Agora que as algumas das práticas que não devem ser usadas já estão frescas na sua memória, vamos para as dicas!

O que pode fazer suas postagens renderem

Ouça seus seguidores

Nos don’ts falamos sobre não estimular comentários não relevantes, mas isso não quer dizer que você deve deixar de ouvir os seus seguidores.

A questão é, como você formula sua legenda? É possível unir briefing e engajamento orgânico relevante em uma legenda só! E ainda dar um toque de humor.

Um exemplo disso é esse post da campanha #novascoresdualsense:

Como fazer suas postagens renderem mais: Exemplo legenda

Não tenha medo de pedir

Pode soar meio óbvio, mas já pensou em complementar sua legenda com um pedido de comentário? Sim, funciona!

Na dica anterior falamos sobre incluir um questionamento na legenda para os seus seguidores, que responderão nos comentários.

Quando essa estratégia não puder ser usada ou não se encaixar na missão, você pode simplesmente pedir que cada seguidor que deixar o like, também fazer um comentário.

Afinal, quando se trata de resultados, esse tipo de interação é o que mais pontua, sendo 10 pontos POR COMENTÁRIO.

O único cuidado a ser tomado é em relação aos comentários não relevantes, já abordados no tópico de Don’ts e no nosso regulamento.

Nada de copiar e colar!

Quero todo mundo repetindo comigo: “Seguir as orientações do briefing não é copiar o briefing e colar na legenda”.

Brincadeiras à parte, apesar de parecer exagero, isso acontece muito. O briefing da missão é uma orientação dos critérios que o post precisa incluir, não um texto que deve ser usado como legenda.

Formular a legenda da postagem com seu toque pessoal, além de demonstrar criatividade, estimula o interesse do público.

Explore os stories

Os stories podem ser seu novo aliado na próxima campanha. Além de divulgar postagens feitas no feed, você também pode usar ferramentas como enquetes e testes para realizar a missão fugindo do óbvio.

Como fazer suas postagens renderem mais? Stories

Retribua os seus seguidores!

Apesar de muitos players ainda terem dúvidas, sorteios são publicações permitidas na realização das campanhas. 

Além de ser uma ótima forma de conseguir engajamento, você ainda consegue mimar seus seguidores, retribuindo o carinho e apoio que recebe.

O único ponto de atenção ao usar essa estratégia é a mecânica de participação, afinal a mais utilizada costuma incentivar vários comentários de um mesmo perfil ou a marcação de um @ sem um comentário realmente relevante.

Caso queira fazer um sorteio, a mecânica recomendada é:

  • Inclua uma pergunta na legenda do post que deve ser respondida no comentário;
  • Oriente seus seguidores de que eles podem comentar uma única vez, respondendo à pergunta da legenda e marcando um @;
  • Não se esqueça de pedir o like.

Saia na frente

Outra forma simples, mas eficiente, de fazer suas postagens renderem mais está relacionada à quando você faz o post.

Como você já deve saber, as publicações só pontuam enquanto a missão estiver ativa, ou seja, o número de likes, comentários e views são considerados apenas no período de vigência da campanha.

Então, quanto antes você postar, mais tempo tem para acumular engajamento e pontuar na missão.

Para estar a frente, e realizar as missões assim que possível, é preciso estar sempre de olho nos e-mails da Jogando Na Rede, pois é por lá que é feita a notificação de nova campanha, e, claro, se organizar para produzir um conteúdo de qualidade.

Aqui mais é mais

Se engana quem pensa que o conceito de menos é mais se aplica na realização das campanhas.

Isso no sentido da quantidade de postagens, porque quanto mais posts você fizer para uma missão, mais pontos consegue ganhar, então não tenha medo de postar.

Mas tenha o cuidado de não repetir o conteúdo ou, na pressa, esquecer de incluir todos os requisitos do briefing e da identidade visual.

Também vale ressaltar que essa dica só será efetiva se for coerente com a demanda do seu público por conteúdo, afinal é preciso que os seguidores engajem para pontuar. 

Aposte nos vídeos

Me responda com sinceridade, enquanto você lia as dicas anteriores, qual foi a rede social que te veio em mente? Aposto que o Instagram!

Sim, todas essas formas de como fazer suas postagens renderem mais se aplicam aos conteúdos do Instagram, mas não podemos deixar de lado o valor das postagens em vídeo.

Isso porque nesse formato de post, além dos likes e comentários, o número de visualizações também gera pontuação! 

via GIPHY

Que tal investir na produção de um vídeo na próxima missão? Ah, e olha um bônus, você pode usar os stories para divulgar o post e também realizar a campanha, são dois coelhos em uma cajadada só!

Essas são apenas algumas maneiras de como fazer suas postagens renderem mais, existem diversas outras estratégias que podem ser exploradas, mas isso eu vou deixar para um próximo post. 

Agora, me conta, você já usou alguma dessas dicas? Ah, e não deixe de compartilhar no fórum quais mais funcionam para você, afinal trocar experiências é sempre bom!